quinta-feira, 16 de maio de 2013


Barragem de São Domingos


A Barragem de São Domingos situa-se a cerca de cinco quilómetros da foz do Rio de São Domingos, na localidade de Atouguia da Baleia, concelho de Peniche, distrito de Leiria. É a maior propriedade municipal e também a única barragem do Oeste que se destina ao abastecimento público de água[1]. Trata-se de uma barragem de enrocamento com núcleo argiloso, com um comprimento de sensivelmente quatro quilómetros e uma largura média de trezentos metros.
História
Esta obra foi financiada, em 1985, pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), ainda antes da adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia, com uma estimativa de valor a rondar os 833 000 contos. No ano seguinte foi elaborado o projecto, para que dois anos mais tarde tivesse lugar a celebração do Contrato Programa entre o Ministério do Planeamento e a Câmara Municipal. Ainda em 1986 deu-se início à construção da Conduta Adutora.

Em 1990 iniciou-se a construção civil e do equipamento hidromecânico da barragem. No ano posterior o contrato foi revisto mas, em 1993, já a barragem de São Domingos estava concluída. Neste ano começou outra obra, desta feita o Reservatório Apoiado do Abalo, em Peniche, que seria terminado em 1994. Foi nesta altura que começou a ser projectada a Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) em Atouguia da Baleia. Em 1996 iniciou-se a construção da estação elevatória e da ETA de São Domingos que seriam terminados um e dois anos mais tarde, respectivamente


Características
O projecto contemplou as seguintes obras:Estação elevatória, situada a jusante da barragem, destinada a elevar a água para a Estação de TratamentoConduta adutora com cerca de oito quilómetros;Estação de tratamento de água concebida para tratar um caudal de 150 L/s, em 3 módulos independentes de 50 L/s. A ETA de São Domingos abastece, de momento, toda a cidade de Peniche, estando previsto para 2015 o abastecimento total do concelho;Reservatório apoiado localizado no Sitio do Abalo, em Peniche de 3000 m3;Reservatório elevado de 500 m3 com uma altura de 28 metros, também localizado no Sitio do Abalo;Saneamento da bacia, designadamente a construção de diversas ETAR's e respectivos emissários.



Sem comentários:

Enviar um comentário