Situada no Vale da Horta e com um perímetro que abrange duas freguesias do concelho de Óbidos, tem sido o lugar predilecto de muitas pessoas que têm como principal hobbie a pesca. Na sua maioria provêm das localidades mais próximas, como é o caso de Mário Santos, habitante de A-dos-Negros e frequentador assíduo das margens do Rio Arnóia. Para este pescador, o tipo de peixes que captura reside entre o achegã e a carpa. Outro praticante da pesca desportiva, o ucraniano Bohdan Moslyanyy, menciona que, para além da pesca, o que realmente o atrai é a beleza natural envolvente.
Que realmente o atrai é a beleza natural envolvente.
Eduardo Silva, presidente da Junta de Freguesia das Gaeiras, lamenta que o Instituto de Desenvolvimento Rural e Hidráulica (IDRHa) não tenha fechado atempadamente as comportas da barragem, pois assim a bacia estaria cheia e daria outro impacto visual. No entanto, refere a importância deste empreendorismo na sua paisagística noutro campo: "a bacia chegou a uma certa altura que já tinha algum interesse em termos visuais e isso dá logo um imenso prazer, para quem teve na margem esquerda o aterro sanitário e agora vê transformado numa bacia daquelas".
À ESPERA DOS SISTEMA DE IRRIGAÇÃO
Humberto Marques, vereador com o pelouro do Ambiente da Câmara de Óbidos, refere que o objectivo da irrigação de 1300 hectares de terrenos agrícolas se mantém, mas diz que o sistema de rega ainda não foi concluído devido aos "níveis de produtividade ainda serem baixos para o seu potencial".O autarca mostra-se confiante e diz que logo que forem realizados todos os investimentos a jusante do armazenamento, "os mesmos solos terão um aumento de produtividade superior a 160%, nalguns casos". Em consequência, pelo facto dos terrenos agrícolas passarem a ter um sistema de rega facilitado, isso irá aumentar o interesse por parte dos produtores. "Temos já na Várzea da Rainha investimentos que ascendem aos 500 mil euros", disse.
Humberto Marques esclarece também que a Câmara Municipal tem vindo a apresentar ao governo planos menos dispendiosos para o aproveitamento da barragem. "Apresentámos ao ministro da Agricultura uma proposta de obra para viabilizar o aproveitamento hidroagrícola no valor de 20 milhões de euros, ou seja, metade do que estava previsto".
Em termos de impacto ambiental, o vereador do Ambiente dá conta que a Barragem do Rio Arnóia foi uma mais valia para o reservatório de água potável e que será muito útil num futuro próximo. "A barragem permitirá desde logo o armazenamento de água doce que, em face de todos os estudos referentes à problemática das alterações climáticas, tenderá a diminuir no tempo com o aumento dos níveis da água do mar
ISTO É REALMENTE MAGNÍFICO!
ISTO É REALMENTE MAGNÍFICO!
Sem comentários:
Enviar um comentário