quinta-feira, 16 de maio de 2013

(ÓBIDOS)

Barragem do Rio Arnóia (Óbidos) continua a não regar nada, mas já é um espaço de lazer




A Barragem do Rio Arnóia tem-se revelado um dos locais naturais da região indicado para a prática pescatória desportiva, assim como para simples passeios ao ar livre.
Situada no Vale da Horta e com um perímetro que abrange duas freguesias do concelho de Óbidos, tem sido o lugar predilecto de muitas pessoas que têm como principal hobbie a pesca. Na sua maioria provêm das localidades mais próximas, como é o caso de Mário Santos, habitante de A-dos-Negros e frequentador assíduo das margens do Rio Arnóia. Para este pescador, o tipo de peixes que captura reside entre o achegã e a carpa. Outro praticante da pesca desportiva, o ucraniano Bohdan Moslyanyy, menciona que, para além da pesca, o que realmente o atrai é a beleza natural envolvente.

Que realmente o atrai é a beleza natural envolvente.
Além desta modalidade, as caminhadas até à Barragem do Rio Arnóia são outras das práticas de algumas populações vizinhas, embora haja descontentamento em relação ao seu acesso. Inês Capinha, residente na freguesia de Gaeiras, diz que o caminho a percorrer até chegar à barragem não é apelativo, sendo esse um dos motivos para não se dirigir ao local com muita frequência. "A zona parecia ao abandono, o que não transmite segurança a quem queira fazer um passeio até cá. Apesar de casos pontuais, poucas foram as pessoas que vi naquela zona", diz.
Eduardo Silva, presidente da Junta de Freguesia das Gaeiras, lamenta que o Instituto de Desenvolvimento Rural e Hidráulica (IDRHa) não tenha fechado atempadamente as comportas da barragem, pois assim a bacia estaria cheia e daria outro impacto visual. No entanto, refere a importância deste empreendorismo na sua paisagística noutro campo: "a bacia chegou a uma certa altura que já tinha algum interesse em termos visuais e isso dá logo um imenso prazer, para quem teve na margem esquerda o aterro sanitário e agora vê transformado numa bacia daquelas".

À ESPERA DOS SISTEMA DE IRRIGAÇÃO

Humberto Marques, vereador com o pelouro do Ambiente da Câmara de Óbidos, refere que o objectivo da irrigação de 1300 hectares de terrenos agrícolas se mantém, mas diz que o sistema de rega ainda não foi concluído devido aos "níveis de produtividade ainda serem baixos para o seu potencial".O autarca mostra-se confiante e diz que logo que forem realizados todos os investimentos a jusante do armazenamento, "os mesmos solos terão um aumento de produtividade superior a 160%, nalguns casos". Em consequência, pelo facto dos terrenos agrícolas passarem a ter um sistema de rega facilitado, isso irá aumentar o interesse por parte dos produtores. "Temos já na Várzea da Rainha investimentos que ascendem aos 500 mil euros", disse.


Humberto Marques esclarece também que a Câmara Municipal tem vindo a apresentar ao governo planos menos dispendiosos para o aproveitamento da barragem. "Apresentámos ao ministro da Agricultura uma proposta de obra para viabilizar o aproveitamento hidroagrícola no valor de 20 milhões de euros, ou seja, metade do que estava previsto".

Em termos de impacto ambiental, o vereador do Ambiente dá conta que a Barragem do Rio Arnóia foi uma mais valia para o reservatório de água potável e que será muito útil num futuro próximo. "A barragem permitirá desde logo o armazenamento de água doce que, em face de todos os estudos referentes à problemática das alterações climáticas, tenderá a diminuir no tempo com o aumento dos níveis da água do mar

    ISTO É REALMENTE MAGNÍFICO!



Sem comentários:

Enviar um comentário