Barragem do Alto Rabagão
Natureza | Albufeiras e Barragens
A barragem do Alto Rabagão, construída em 1964 é uma das maiores de Portugal, formando um vasto lago artificial que forma um rectângulo com 4 km de largura por quase 20 de comprimento. Banha a encosta norte da serra do Barroso e é visível dos arredores da sede do concelho. Recentemente tem sido utilizado para desportos náuticos e turismo fluvial.
O aproveitamento hidroeléctrico do Alto Rabagão situa-se em plena região do Barroso, a 80 Km de Braga e a 50 Km de Chaves, à margem da estrada nacional n.º 103 que liga aqueles dois centros urbanos, e a cerca de 20 Km da pitoresca Vila de Montalegre.
Foi o primeiro aproveitamento concebido no País com o objectivo principal de regularização interanual - represando água nos anos húmidos para a aproveitar, na produção de energia, em anos secos - e o primeiro, também, dos aproveitamentos portugueses dotado com equipamento de bombagem (com turbina e bomba separadas), destinado a elevar para a sua albufeira água da albufeira de Venda Nova, imediatamente a jusante.
Foi construído no período de 1958/65.
Descrição geral do Aproveitamento
Uma barragem de 94m de altura máxima e cerca de 2 Km de desenvolvimento no coroamento, localizada no curso superior do rio Rabagão, afluente da margem esquerda do rio Cávado, cria uma albufeira com capacidade de 560x10(6) m(3) e mais de 10Km de extensão, com a retenção máxima à cota ( 880,0 ).
A água da albufeira principal é utilizada na produção de energia eléctrica, numa central subterrânea situada a 130 metros de profundidade, equipada com 2 grupos geradores de 45 MVA. A água é conduzida por uma conduta forçada com 254m de extensão, 3,30m máximo e, depois de accionar as turbinas, através de um longo túnel, com 5,9 Km de comprimento, é restituída ao leito do rio Rabagão, já dentro da albufeira do escalão de jusante, o escalão de Venda Nova.
A central dispõe, ainda, de 2 bombas de acumulação, acopuláveis aos veios dos grupos geradores por intermédio de sistemas de embraiagem; se aos alternadores destes grupos, trabalhando como motores síncronos, se fornecer energia eléctrica através da rede nacional, estes passam a accionar as bombas, em sentido inverso ao de turbinamento e utilizando o mesmo circuito hidráulico, elevam água armazenada na albufeira da Venda Nova para a do Alto Rabagão
Barragens e órgãos de descarga
A barragem do Alto Rabagão, construída em betão, é constituída por três zonas distintas: uma zona central em cúpula parabólica assimétrica, com encontros artificiais de gravidade e duas outras laterais de perfil gravidade, com espessura variável no coroamento e paramento de montante vertical; está equipada com 2 descarregadores de cheias para o caudal máximo de 2 x 250 m(3)/s e descargas de fundo de 2 x 180m(3)/s, sob retenção máxima.
Central
A central é subterrânea, com as dimensões de 44m x 18m e 14m de altura ao nível da sala dos alternadores, servida por um poço de acesso com 7,5m de diâmetro e 130m de profundidade. Está equipada com 2 grupos ternários turbina-alternador-bomba de eixo vertical.
Instalações sociais
Os funcionários necessários à exploração do aproveitamento reside no local ou arredores, existem instalações sociais, tais como Posto Médico, Capela, Posto de Vendas da Cooperativa, Clube de Pessoal, Pousada (com piscina) e Parque de Jogos
Sem comentários:
Enviar um comentário